Nem mesmo a ausência do meia Paulo Henrique Ganso (que ficará seis meses sem jogar por causa de uma lesão no joelho) ou mais um pênalti perdido por Neymar atrapalharam o Santos contra o Goiás na noite deste sábado. Apoiada por um bom público no Pacaembu, a equipe paulista venceu o lanterna por 2 a 0 e se aproximou dos líderes do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Santos abriu uma caça aos líderes do Brasileirão, já que chega a 27 pontos, contra 36 do Fluminense e 31 do Corinthians, que jogam neste domingo pelo complemento da rodada. Os dois times, entretanto, ficarão com uma partida a mais que o Santos. Já o Goiás permanece na lanterna do campeonato com 13 pontos.
A partida deste sábado foi a primeira do Santos após a grave contusão sofrida por Ganso. O jogador, que foi operado pela manhã, recebeu o carinho dos companheiros, que entraram no gramado com a seguinte faixa de apoio: "Força Ganso! A “10″ está esperando por você!"
Em campo, o técnico Dorival Junior surpreendeu na escalação do Santos. O meia Zezinho, favorito para a vaga de Ganso, ficou na reserva. Keirrison começou como titular, e o esquema do time alvinegro passou para o 4-3-3.
E o esquema ofensivo não ficou só na teoria. O Santos buscou pressionar o Goiás desde o início, e fez do goleiro Harlei um dos destaques da primeira etapa, principalmente quando ele defendeu uma bola a queima-roupa de Keirrison.
O Goiás, de técnico interino (Wladimir Araújo, no lugar do demitido Emerson Leão), concentrou as suas ações de ataque no lateral-esquerdo Junior, que atacava pelo meio na criação de jogadas e levava perigo.
Mas com o passar do tempo, o Santos forçou demais as ações ofensivas em Neymar, que sofreu com a marcação adversária e reclamou bastante de algumas faltas não assinaladas pelo árbitro Alicio Pena Junior. numa delas, houve um lance inusitado: o jogador foi atingido por Otacílio Neto e ficou de sunga no gramado.
Zé Eduardo também se isolou muito na frente na função de pivô, e virou presa fácil para a marcação do Goiás. Escolhido para substituir Ganso, o meia Marquinhos (que jogou com a 10) mostrou lentidão e dificuldade para sair do ferrolho defensivo do adversário.
“Eles estão jogando a vida deles. Tem que ter cuidado com o contra-ataque, que é muito perigoso”, advertiu o lateral-esquerdo Léo na saída do intervalo. “Criamos várias oportunidades, mas o gol não saiu. O professor vai corrigir para sair a vitória”, afirmou o volante Arouca.
O Santos voltou para o segundo tempo com a mesma intensidade do início da primeira etapa, e perdeu alguns gols para abrir o placar e até ganhar uma ‘folga’ no jogo. O Goiás também foi perigoso, embora inferior ao time alvinegro.
O interino do Goiás tentou mexer na equipe tirando o meia Bernardo, que vinha bem no jogo, para a entrada do veterano Romerito. Já Dorival Junior sacou Keirrison para a entrada de Madson, voltando ao 4-4-2.
E um lance capital no jogo aconteceu no meio do segundo tempo. Zé Eduardo foi derrubado na área e o árbitro deu pênalti. Neymar bateu e Harlei defendeu. Na quarta-feira, contra o Grêmio, o atacante já havia perdido uma cobrança (apesar de também ter marcado um gol de pênalti no jogo).
Depois da decepção, um susto. O Goiás colocou a bola na rede. Mas o gol foi anulado corretamente porque Rafael Moura cometeu falta no goleiro Rafael.
O Goiás nem teve muito tempo para reclamar. Aos 30min o Santos chegou ao gol em bela jogada que culminou em golaço de Zé Eduardo, indefensável para Harlei e que mudou a dinâmica do jogo, para incredulidade de alguns torcedores perto da cabine de rádio que pediram a sua saída desde o início do segundo tempo. Pouco tempo depois, Alan Patrick ampliou e definiu a partida.
O Santos criou outras tantas chances de marcar, mas esbarrou no seu preciosismo e, por conta disso, parou no 2 a 0 contra um Goiás que parecia não ter mais forçar para reagir.
As duas equipes voltam a jogar no meio da semana pelo Brasileirão: o Goiás enfrenta o Atlético-MG na quarta-feira no Serra Dourada (21h), enquanto o Santos recebe o Avaí na quinta, no mesmo horário, na Vila Belmiro.
Fonte: Uol Esporte |