Bi na Libertadores e campeãs dos Jogos Abertos do Interior, as Sereias da Vila conquistaram, neste sábado (27), o terceiro título da temporada: o Campeonato Paulista (segundo da história do futebol feminino santista, que levantou esse caneco em 2007). Após um 2 a 2 no primeiro confronto, o Peixe ficou no 1 a 1 na segunda partida da decisão com São José, no Pacaembu, e garantiu o estadual, de forma invicta, pela vantagem por ter melhor campanha. Thais marcou, de pênalti, ainda no primeiro tempo, o gol santista.
Para a grande final, o Alvinegro Praiano contou com o retorno do técnico Kleiton Lima, que comandou a Seleção Brasileira Feminina na conquista do Sul-Americano do Equador – o caneco garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e para o Mundial FIFA da Alemanha 2011. Além dele, Andréia Suntaque (goleira); Aline Pellegrino e Renata Costa (zagueiras); Ester (volante); e Grazi (atacante), que defenderam o Brasil em solo equatoriano, reforçaram o Santos FC diante do São José.
“Foi um jogo bem disputado, o que foi a tônica do campeonato, mas prevaleceu a regularidade. Terminamos o campeonato de forma invicta. Fico muito feliz pelo trabalho. De 2007 para cá, conquistamos muitos títulos e esse ano já tinha vindo o bi da Libertadores”, comentou Kleiton Lima após o apito final no Pacaembu.
Campanha
Na competição, a equipe santista disputou 26 partidas, com 21 vitórias e cinco empates. Na primeira fase, o Santos FC foi a única equipe com 100% de aproveitamento na competição, vencendo os 16 jogos disputados. O time marcou 82 gols na competição e sofreu apenas 11.
Desfalques
Não disputaram o jogo decisivo a atacante Cristiane, que não está inscrita no Paulista, a zagueira Calan, que ainda se recupera de uma fratura por stress no pé direito, e a lateral Maurine, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, na partida entre Brasil e Argentina, no dia 17 de novembro, no Campeonato Sul-Americano.
Jogo
Aos 15 minutos, Grazi tentou o cruzamento. O tiro saiu fechado e quase entrou. A bola bateu na rede superior pelo lado de fora.
Cinco minutos depois, o São José cobrou escanteio fechado e a bola bateu na trave. De qualquer forma, Dani estava no lance e fazia a cobertura.
Na sequência, após cobrança de lateral, santista foi empurrada dentro da área e árbitro marcou falta. Na cobrança do pênalti, já aos 23, Thais bateu com categoria, rasteiro, no canto direito da goleira do São José.
No segundo tempo, aos sete minutos, Ester fez bela jogada na área do São José e bateu cruzado de rosca. Dani ainda tentou pegar a sobra, mas a goleira adversária também chegou na disputa e a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 11 minutos, após cruzamento da esquerda, Poliana desviou para o gol santista, empatando o confronto.
Já aos 14, Kleiton Lima colocou Suzana no lugar de Beatriz.
Aos 20, Carlinha acertou chute forte de fora da área. Andréia Suntaque voou para fazer excelente defesa, de mão trocada, e evitar o gol de São José.
Dois minutos depois, Carol Gaúcha entrou no lugar de Fran.
Aos 32, a atleta do São José partiu em velocidade e cruzou na área. Andréia Suntaque mostrou muita agilidade e saiu nos pés da atacante, impedindo o gol.
Quatro minutos depois, Ketlen entrou na vaga de Grazi.
Aos 39, Dani cobrou falta de longe na área do São José. O lançamento saiu com efeito e a goleira adversária desviou para escanteio.
A partida seguiu disputada e o apito final veio com quase 49 minutos.
Fonte: SFC |