Depois das duas medalhas conquistadas, no último final de semana, no Grand Slam do Rio de Janeiro, os cinco representantes da Associação de Judô Rogério Sampaio/Telefônica, que integram a Seleção Brasileira, esperam ir mais longe na disputa da Copa do Mundo, neste sábado e domingo, no Ginásio da Hebraica, em São Paulo. “A medalha de prata do Grand Slam me deixou mais confiante. Estou preparada para estar aqui e fazer o melhor pelo Brasil”, declara a peso pesado Maria Suellen Altheman, a brasileira melhor classificada na competição do Rio de Janeiro. Com o resultado, Suellen subiu 12 posições no ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô e agora é a 17ª colocada.
Responsável pela outra medalha da academia santista, a meio-médio Mariana Santos Silva, que foi bronze no Rio, demonstra otimismo em relação à sua performance nesse sábado, quando subirá novamente no tatame para competir. “Minhas expectativas para essa Copa são as melhores possíveis. Espero continuar lutando certinho como lutei no Rio de Janeiro. Como sempre, vou dar o melhor de mim para conquistar a medalha de ouro”, promete Mariana, que subiu 16 posições no ranking, ocupando a 21ª posição. “A pontuação no ranking olímpico foi o mais importante na conquista da semana passada. Classificar a minha categoria e disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, é o meu principal objetivo”.
Mesmo sem terem conquistado medalhas, o leve Bruno Mendonça e a meio-leve Andressa Fernandes, que também integram o Projeto Judô em Ação, desenvolvido pela AJ Rogério Sampaio, com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, somaram pontos e subiram posições no ranking olímpico. Andressa ficou em quinto lugar em sua categoria, subiu seis posições e agora é a 31ª do ranking. Bruno subiu 13 posições e é o 53º entre os leves.
“Esse Treinamento de Campo foi muito proveitoso. Além de pegar experiência, pude estar em contato com os adversários, avaliar minhas condições e estudar os caras, apesar de que alguns escondem o jogo. O Grand Slam foi o primeiro baque, mas agora pra Copa todo mundo vai estar mais estudadinho”, avalia Bruno.
Bruno Mendonça (-73 kg), Andressa Fernandes (-52 kg) e Mariana Santos Silva (-63 kg) lutam neste sábado, dia 29/5. Felipe César Camilo de Oliveira (-90 kg) e Maria Suellen Altheman (+78 kg) competem no domingo, dia 30.
A pontuação da Copa do Mundo para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô é a seguinte: medalha de ouro, 100 pontos; prata 60; e bronze, 40 pontos.
O Projeto Judô em Ação é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, e o apoio do Santos Futebol Clube, graças a convênio entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Esporte, e a AJRS, autorizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Rogério Sampaio dá aula para crianças no Rebouças
O campeão olímpico Rogério Sampaio participará, na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, a partir das 9h30, de uma Grande Aula de Artes Marciais, que será ministrada para alunos da rede municipal de ensino, no Ginásio Rebouças. O evento faz parte do Projeto Cidadão - Esporte é Tudo de Bom!, desenvolvido pelo Jornal da Orla em parceria com as Prefeituras Municipais de Santos e do Guarujá.
Também estarão presentes os campeões Jefferson Campos (karatê) e Fábio Goulart (tae kwon do).
Uma das ações do Projeto Cidadão 2010 foi o lançamento da revista em quadrinhos “A História de um Campeão”, que relata a trajetória de Rogério Sampaio desde a sua infância, quando começou a praticar judô, até a consagração no pódio olímpico de Barcelona, em 1992.
Fonte: Myrian Rosário |