Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  16/08/2008 - Tecnologia ajuda a decidir o sétimo ouro para Phelps
 

Apesar da reclamação sérvia, Fina analisou o vídeo, ratificou o resultado, mas não divulgou as imagens.

 

O fenômeno Michael Phelps pode ter recebido uma ajudinha da tecnologia para ganhar o ouro na prova dos 100m borboleta. Pelo menos foi essa a reclamação do sérvio Milorad Cavic, que chegou em segundo e faturou a prata. O nadador não se conformou em perder a prova por apenas um centésimo e pediu a revisão do resultado junto à Federação Internacional de Natação (Fina).

O tempo de Phelps foi de 50s58 e o de Cavic, 50s59. E a primeira questão que imediatamente vem à tona: como é possível determinar que um nadador bateu a mão na borda da piscina apenas um centésimo antes que o outro? A diferença é tão pequena que fica muito difícil ser notada pelo olho humano.

Questionado pelo próprio nadador croata, a Fina contou com a tecnologia para determinar a vitória de Phelps, e o sucesso do norte-americano nos Jogos Olímpicos de Pequim. O centésimo de vantagem deu a sétima medalha de ouro e, de quebra, igualou o recorde de Mark Spitz, que também venceu sete vezes na Olimpíada de Munique-1972.

 

Apesar dos cronômetros serem de responsabilidade da fábrica suíça Omega, os membros da comissão técnica da Fina usaram o vídeo da chegada para confirmarem a vitória do norte-americano. Depois que ficou clara a dificuldade de perceber quem bate primeiro em velocidade normal, a delegação da Sérvia sugeriu que a imagem fosse revista em velocidade um pouco mais lenta.

A Fina seguiu a sugestão, mas mesmo assim ratificou a vitória de Phelps. "Ficou bastante claro que o nadador sérvio tocou um pouco depois que Michael Phelps", disse o queniano Ben Ekumbo, membro da comissão da Federação. Além disso, eximiu a responsabilidade da cronometragem da Omega, que "funcionou perfeitamente."

BUSCA PELA VERDADE
Aos sérvios, que tiveram oportunidade de analisar os vídeos junto com a Fina, restou a resignação. "Eles aceitaram a decisão porque não foi baseada na vista. Foi baseada na imagem", completou o queniano Ekumbo. Entretanto, a Fina não divulgou ainda as imagens oficiais da chegada da prova.

"O vídeo mostrou que ele [Phelps] chegou primeiro. Na minha opinião, não está nada bem, mas devemos seguir as regras", declarou o chefe da equipe da Sérvia, Branislav Jevtic. "Todos viram o que aconteceu."

O próprio técnico de Michael Phelps admitiu que não tinha certeza se o seu atleta iria chegar na frente. "Não estava seguro que ele iria tocar primeiro", explicou Bob Bowman.

O sérvio, por sua vez, deixou a questão no ar. "Foi difícil para mim. Sei que minha última braçada foi mais comprida e o Phelps teve uma mais curta. A gente vai falar desse prova durante muito anos. Se eu cair de novo na piscina com ele [Phelps], eu ganho", prometeu Milorad Cavic.

Para Michael Phelps, restou os louros da vitória. "O sistema eletrônico foi claro. Não fiquei sabendo de nenhum erro do sistema. O placar indicou que eu toquei a mão primeiro", completou o novo recordista de medalhas de ouro em uma só Olimpíada.


Fonte: Estadão Esportes

 
Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009