A vitória incontestável sobre o líder Fluminense deixou o Corinthians a 35 pontos do pentacampeonato brasileiro, restando 51 em disputa (ou 17 partidas). Pelo menos, na visão de Adilson Batista.
O treinador do Timão, internamente, avisou a seus comandados e membros da comissão técnica de que serão necessários, ao menos, 76 pontos para a conquista do título nacional. Ele chegou a esse número depois de analisar a tabela e os números obtidos pelos últimos campeões, e de consultar Tristão Garcia. Nas últimas coletivas, fez questão de mencionar o matemático – o LANCENET! tentou falar com Garcia, mas não obteve retorno.
O LANCENET! analisou os próximos jogos do Timão e o que será necessário para ele alcançar tal pontuação.
A começar pelo confrontos fora de casa. Bastaria apenas um triunfo em nove. É isso mesmo! A cisma em torno do jejum de vitórias longe do Pacaembu não precisaria ser repetida. Uma única vitória e empates nos outros oito jogos como visitante seriam suficientes... Mas, para isso, terá de vencer todas as partidas em casa e não poderá perder.
Santos, Internacional, Atlético-MG, Vasco, Guarani, Flamengo, São Paulo, Vitória e Goiás, respectivamente, serão os rivais do Corinthians fora do Pacaembu. Serão nove jogos, 27 pontos em disputa.
Para isso, é obrigatório que a equipe repita os 100% de aproveitamento obtidos até o confronto com o Grêmio no último sábado – serão mais oito jogos no Pacaembu, contra Grêmio Prudente, Botafogo, Ceará, Atlético-GO, Palmeiras, Avaí, Cruzeiro e Vasco.
Com hipotéticas oito vitórias diante da Fiel, o Corinthians chegaria a 24 pontos. Somado aos 11 pontos que seriam obtidos como visitante (oito empates e uma vitória), os 76 pontos nas contas de Adilson já estariam garantidos.
- Se fizermos nosso papel em casa, acredito que mais uma vitória como visitante seja suficiente - corroborou Roberto Carlos.
De 2006 para cá, quando o Nacional passou a ser disputado por 20 equipes, a pontuação do campeão foi a seguinte: São Paulo (78), São Paulo (77), São Paulo (76) e Flamengo, no ano passado, com 67 pontos.
Fonte: Lancenet |