Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Questão cultural
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  14/12/2010 - Unificação de títulos muda história de campeões brasileiros
 

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está próxima de anunciar uma grande mudança no futebol brasileiro. Em uma só canetada, a entidade deve distribuir 14 títulos brasileiros. A questão é antiga e diz respeito às competições nacionais que eram disputadas antes da instituição do Campeonato Brasileiro, em 1971.

A equiparação dos títulos da Taça Brasil, da Taça de Prata e do Robertão foi anunciada na última segunda-feira pela TV Globo. Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a CBF nega que tenha já chegado a uma conclusão definitiva sobre o assunto. A entidade recebeu um dossiê sobre o tema e promete se posicionar ainda neste ano.

Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, descarta que uma festa exclusiva para a distribuição dos títulos, mas admite que o presidente Ricardo Teixeira está inclinado a reconhecer as taças pré-71. A decisão, no entanto, deve criar algumas curiosidades e até incoerências. Confira abaixo uma lista com cinco desses casos:

Dois títulos na mesma temporada

Com a conquista do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil, o Palmeiras conseguiu dois títulos brasileiros em 1967. Essa temporada vitoriosa ajudará de forma decisiva para que o time alviverde comemore o recorde de maior campeão brasileiro da história, após a unificação, junto com o Santos. Cada equipe conta com oito título, cada um.

No ano seguinte, Botafogo e Santos brilharam como campeões nacionais. A rivalidade gerou uma temporada equilibrada. O time da Vila Belmiro garantiu o "Robertão" e os alvinegros ficaram com a Taça Brasil.

Recordes na berlinda

A unificação pode mudar muita coisa quando o assunto é estatística. Os números do Brasileiro podem sofrer uma transformação drástica, com alguns nomes históricos perdendo espaço e outros ganhando importância na lista de recordistas das competição. Trabalho árduo para os pesquisadores do futebol brasileiro.

Com 190 gols na carreira no Brasileiro, Roberto Dinamite deve manter o status de maior artilheiro da competição. No entanto, o atual presidente do Vasco poderá ganhar a companhia de Pelé nesta lista. A expectativa é que o Rei passe a figurar pelo menos no top 10.

Pelé iguala Fla e São Paulo

Estrela do Santos nas conquistas da Taça Brasil entre 1961 e 1965 e do "Robertão" de 1968, Pelé poderá agora ser comparado ao Flamengo e São Paulo. O "Rei" coleciona seis títulos, ou seja, o mesmo número da dupla acima. Ainda pode superar os recordistas Andrade e Zinho (5 taças).

Com as conquistas de 2002 e 2004, o Santos supera São Paulo e Flamengo e fica empatado com Palmeiras no duelo entre os maiores campeões brasileiros da história. Em 1961 e 1963, Pelé foi artilheiro da Taça Brasil, com 9 e 12 gols, respectivamente.

Bahia, o primeiro

O Bahia poderá vibrar com uma mudança importante. Com a unificação, a clube de Salvador terá a honra de ser o primeiro campeão brasileiro da história. O Atlético-MG, que venceu a edição do Campeonato Brasileiro de 1971, perderia este posto que até então ocupava com orgulho.

O Bahia garantiu a Taça Brasil, em 1959. O título dos baianos foi conquistado em cima do Santos de Pelé. Com a possível confirmação da CBF, o clube supera o Atlético-MG em número de títulos, pois também venceu o Brasileiro de 1988.

E a taça das Bolinhas?

O famoso troféu sempre foi alvo de polêmica. Em abril deste ano, A CBF organizou uma assembleia com os representantes das federações estaduais e reconheceu o São Paulo como primeiro pentacampeão brasileiro. Mas a unificação pode tumultuar esse cenário.

O primeiro penta passaria a ser o Santos, que colecionou títulos da Taça Brasil na década de 1960, quando a polêmica taça também reivindicada pelo Flamengo nem existia. Será que a entidade que comanda o futebol irá reabrir a discussão do tema ou vai deixar tudo como está?

Fonte: Uol Esporte

Outras Notícias
 
11/06/2011 -Borges marca no final e complica o Cruzeiro, que só empata com reservas do Santos
11/06/2011 - Tite tem ataque completo e treina bola parada para enfrentar o Fluminense
11/06/2011 -Muricy lamenta expulsão contra o Cruzeiro, mas absolve meninos do Santos
11/06/2011 - Tite evita falar em antecipar a estreia do Imperador no Timão: 'Cuidado'
11/06/2011 - Real não está disposto a pagar R$ 106 milhões para contratar Neymar

02/06/2011 - Na final! Santos empata com o Cerro com sorte e competência

02/06/2011 -Após classificação, Elano e Neymar embarcam para encontrar Seleção
02/06/2011 -Muricy é atingido por objeto na cabeça: 'Não vai acontecer nada'
02/06/2011 - Corinthians admite que Renan está muito próximo de ser oficializado
02/06/2011 - Timão empresta Edno para a Portuguesa até o final da temporada
Ver todas as notícias

 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009