O Grêmio ratificou a sua reação no Campeonato Brasileiro com uma vitória heroica sobre o Corinthians em um Pacaembu lotado, na noite deste sábado. Douglas marcou o único gol da partida, e Victor tratou de segurar o 1 a 0 ao defender um pênalti de Iarley, no segundo tempo.
Essa foi a primeira derrota da equipe de Parque São Jorge no estádio municipal no ano. De alento, o Fluminense perdeu para o Atlético-GO fora de casa e a distância para o topo segue em três pontos, após 21 rodadas – 41 do Flu contra 38 do Corinthians, que tem um jogo a menos.
Com o triunfo, o clube gaúcho chega a 26 pontos e se distancia de vez da zona do rebaixamento. O feito na capital paulista fica mais valorizado, já que os gremistas atuaram com um jogador a menos desde os 13min do segundo tempo, quando Vilson foi expulso ao cometer pênalti duvidoso em Bruno César. Mesmo assim, os comandados de Renato Gaúcho não sucumbiram diante da pressão dos donos da casa, que desperdiçaram inúmeras chances de gol.
"Eu era encarregado de bater [o pênalti] hoje. Eu sou o atacante. Quando perco gol e o time não ganha, sou o culpado", lamentou Iarley.
A partida contou com dois tempos diferentes. O Grêmio foi melhor no primeiro graças, principalmente, à fragilidade das laterais corintianas.
A comissão técnica do clube paulista optou por preservar os astros Roberto Carlos e Ronaldo, devido ao desgaste muscular das últimas partidas. Leandro Castan atuou improvisado na lateral esquerda, e Iarley formou dupla de ataque com Jorge Henrique.
Sem Roberto Carlos, o conjunto alvinegro perdeu sua força pela esquerda. Moacir, substituto de Alessandro na direita, até se esforçava, mas sem qualidade para atacar. Com menos de 15 minutos de bola rolando, a situação piorou quando Ralf machucou o tornozelo e deixou o campo chorando para a entrada de Boquita.
Já Renato Gaúcho apostou no quarteto ofensivo formado por Souza, Douglas, Jonas e Borges, nomes conhecidos do futebol paulista. Os gremistas souberam explorar as baixas da defesa corintiana, setor com três desfalques – apenas o capitão William foi titular.
Aos 34min, Douglas passou com facilidade por Paulo André e marcou um belo gol contra a sua ex-equipe. "Foi um belo lance, mas o que importa é a vitória. Não comemorei pelo respeito que tenho pelo clube e pelos torcedores", celebrou.
Atrás no placar, o time de Parque São Jorge melhorou e quase empatou em dois arremates de fora da área de Bruno César. O camisa 10 errou o alvo por poucos centímetros.
“Sem o Roberto a gente perdeu um pouco a referência. Vamos arrumar o time para a gente não tomar tanta bola assim”, comentou o goleiro Júlio César na saída para o intervalo. Ele realizou duas boas defesas na etapa inicial e evitou um prejuízo maior.
“Temos de ser rápidos nos contra-ataques, como fizemos, mas temos que matar porque o Corinthians é um time perigoso. Nossa equipe está buscando os espaços que o Corinthians dá nas laterais”, opinou o meio-campista Souza.
Adilson Batista tentou mudar o panorama da partida ao retornar com Danilo no lugar de Moacir. E conseguiu. O meio-campista entrou bem e deu agressividade ao lado esquerdo.
Iarley desperdiçou as melhores oportunidades ao errar o pênalti e um lance sem goleiro, quando Rafael Marques tirou em cima da linha. A partir daí foi um duelo de ataque contra defesa, mas a retranca armada por Renato Gáucho levou a melhor.
Fonte: Uol Esporte |