Embora as chances matemáticas apontem até nove times com possibilidade de ser campeão brasileiro-2008, a partir de agora até o final do campeonato apenas dois candidatos devem polarizar essa briga. São justamente Grêmio e Palmeiras, cuja diferença é de apenas três pontos. Os dois clubes ponteiros também se mostram mais competitivos que os demais concorrentes, por isso têm tudo para limitar e rivalizar a disputa.
Os gremistas, então folgados, já correm sérios riscos na liderança. Podem perdê-la a qualquer nova derrota, isso se o Verdão em fase mais ascendente manter o atual ritmo de vitórias. As duas equipes ainda terão pela frente o tal confronto direto no Palestra. Mas, bem antes disso, os paulistas podem tomar o 1° lugar, pois teoricamente pegam adversários mais “fáceis” nas próximas rodadas, enquanto os gaúchos vão se deparar com “pedreiras”.
Os coadjuvantes Cruzeiro, Botafogo, São Paulo, Flamengo e Vitória até podem surpreender, mas não dão pinta de roubarem a cena nesta reta final dos hoje protagonistas Grêmio e Palmeiras. No comecinho de dezembro, quando acaba o certame nacional, tudo indica para um novo tricampeão brasileiro (no caso o Tricolor do Olímpico), ou mais um pentacampeão (o Verdão).
O fato é que o título brasileiro de 2008 tem tudo para ser o mais equilibrado da era dos pontos corridos. Façam as apostas!
|