Amigos,
Com mais de dez rodadas do Paulistão transcorridas, surge a pergunta inevitável: o Santos joga o melhor futebol do campeonato no momento? Respondo de bate-pronto que sim, e digo até mais: o Santos, até o momento, é o melhor time do Brasil. E é aí mesmo que mora o problema.
O leitor mais desavisado pode me perguntar: mas o que há de problema nisso? Ora, o que eles ganharam ainda? Nada. Repito: NADA. Se o "Cirque de Soleil" santista terminar o ano sem ganhar títulos, o que que vai ficar para a história? Simples: como mais um time bom e bem montado que nadou e morreu na praia. São vários exemplos que ilustram essa premissa: a seleção brasileira de 1982, o São Paulo de 2002, e por aí vai.
Mas o futuro do Santos tem tudo para ser promissor. Até quando não estão em uma boa jornada, os comandados de Dorival Júnior conseguem ganhar. E isso é o que vale. Como o próprio Dunga diz e nisso eu concordo com ele, o que adianta jogar bem e não ganhar nada? A história guarda os vencedores e os perdedores. Não existe meio termo.
Agora analisando o time em si, tenho muitos elogios e poucas ressalvas. Fiquei empolgado com a atuação contra o Corinthians, especialmente por ter jogado assim sem o Robinho. O Marquinhos, que eu achava que tinha tudo para ser um novo Lúcio Flávio, fez um partidaço. Tomara que ele se adapte porque tem muito a acrescentar aos novos Meninos da Vila.
Duas coisas me preocupam: as constantes lesões dos laterais e a fragilidade em alguns momentos demonstrada pela zaga santista. Um amigo meu me disse outro dia que acha que o Pará faz "macumba" para que os laterais se machuquem. Antes não acreditava nisso, mas depois que o Léo foi vetado no aquecimento na última partida acho que mudei de ideia...
Quanto a defesa, sei que ela está exposta pela tática ofensiva adotada pelo Dorival Júnior e que o Dracena e o Durval estão em boa fase, mas ainda acho que o Santos dá oportunidades que se fosse contra times mais qualificados a coisa poderia ficar feia.
Enfim, apesar dos perigos, o Santos está indo muito bem. Tomara que contra o Paulista (sim, escrevo essas linhas antes do jogo de quinta) o time consiga a décima vitória seguida. E tenho dito!
Fale com o colunista: renan_prates@hotmail.com
|