É senhores, após pouco mais de um mês de folga, a bola volta a rolar nos gramados do Brasil, agora pela temporada 2010. Visto que moro em São Paulo, escrevo para um jornal do Estado e acompanho o cotidiano dos clubes paulistas, nada mais justo do que me ater apenas e tão somente ao início do Campeonato Paulista.
É difícil arriscar um prognóstico, mas parece bem claro a meu entender que Santos e Palmeiras iniciam a competição como favoritos ao título. Este status se deve ao simples fato de que São Paulo e Corinthians já mostraram claramente que focam a Libertadores no primeiro semestre e que podem até poupar jogadores no Paulistão.
Com o fracasso da reta final do Brasileirão do ano passado, é nada mais natural que o Palmeiras também foque (ainda que indiretamente) o título da Copa do Brasil como uma forma de voltar mais rápido para a disputa de uma Libertadores. Com isso, o caminho ficará ainda mais aberto para o Santos voltar a ser campeão estadual.
Mas amigo torcedor santista, não se empolgue. O Santos é favorito neste ano muito mais pelas circunstâncias colocadas nos parágrafos acima, somadas a grande camisa que possui e ao ótimo técnico que estará no banco de reservas (Dorival Júnior).
O time, porém, ainda está em formação, apesar de ter boas peças, principalmente no setor defensivo. Além do que, mesmo com a promissora dupla André e Neymar, falta um ‘homem-gol’ que atue no lugar que era de Kleber Pereira. Cabe agora a quem é fã do Santos torcer para que Dorival Júnior consiga montar a equipe no decorrer da competição e torná-la um esquadrão vencedor.
Fale com o colunista: renan_prates@hotmail.com
|